quarta-feira, 16 de maio de 2012

Trabalhado​res rurais ocupam sede do DER de Matriz do Camaragibe


Cobrando a construção de uma estrada que liga os municípios de Matriz do Camaragibe a São Miguel dos Milagres, prometida em 2009 pelo Governo do Estado, trabalhadores rurais acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) ocuparam, no início da manhã desta quarta-feira, 16, a sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), de Matriz de Camaragibe, distante 75,6 km de Maceió, por tempo indeterminado.
A estrada que liga as duas cidades, do litoral alagoano, irá beneficiar os camponeses dos assentamentos Jubileu 2000, Ir. Dorothy Stang e Quilombo dos Palmares, todos acompanhados pela Pastoral da Terra. Além disso, irá atender cerca de 560 pessoas que tem a rodovia como principal acesso as duas localidades.
Cerca de 200 trabalhadores rurais utilizam o lema ‘Governador chega de promessas queremos nossa estrada’. Os camponeses cobram a presença do Presidente Estadual do DER, Marco Antônio Cavalcanti Vital, e, segundo eles, com uma solução para o problema, caso contrário à sede não será desocupada. “Estamos cansados de tantas promessas, já tivemos diversas reuniões em Maceió e nada até agora foi resolvido.”, destacaram.
Ainda de acordo com os integrantes do movimento, a estrada que passa por entre os assentamentos foi uma promessa feita pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em 2009, durante a inauguração da casa de farinha, no assentamento Jubileu 2000. Na ocasião diversas autoridades ficaram impedidas de chegar ao local devido as péssimas condições da estrada, só sendo possível a presença do Governador que chegou em um helicóptero.
Segundo a CPT, em todas as audiências com o Governador a construção da estrada foi colocada em pauta e na última, no dia 23 de março, ficou acordado que o DER iniciaria a construção da rodagem no dia 09 de abril. Ainda de acordo com os trabalhadores, “nem estrada nem nada. Quando o inverno chegar ficaremos ilhados e impedidos de nos deslocarmos”.

Nenhum comentário: