quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Feira Camponesa Itinerante começa amanhã

Conjunto Santo Eduardo sediará a última Feira da Pastoral da Terra de 2013



                Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará a Feira Camponesa Itinerante na Praça Dênis Agra, Santo Eduardo. Com o apoio da Paróquia Nosso Senhor do Bomfim, a Feira se instalará em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção e comercializará alimentos da reforma agrária.
                Essa é a 5ª e última Feira que a CPT realiza esse ano. Já ocorreram as duas tradicionais, na Praça da Faculdade, e duas itinerantes, no Salvador Lira e no Pinheiro. “As feiras aproximam a população da luta pela terra em Alagoas, como também é um espaço para comercializar a grande produção dos assentamentos, livre de atravessadores”, afirmou Heloísa Amaral, coordenadora da CPT/AL.
                O projeto da feira itinerante tem sido realizado desde 2010, e a comunidade do Santo Eduardo já acolheu a feira outras vezes. “Encontramos muita receptividade no bairro, por isso o escolhemos para encerrar nosso ano lá”, disse a coordenadora da CPT que garantiu a realização de 6 itinerantes para o ano de 2014. “Temos muita produção nas áreas da reforma agrária e solicitações de outras comunidades querendo sediar nosso projeto”, assegurou.
                No Santo Eduardo serão cerca de 25 feirantes do Sertão, Litoral e Zona da Mata que trarão alimentos, como a macaxeira, inhame, batata, melancia, banana, abóbora, entre outros, produzidos de maneira agroecológica. “Nossa preocupação é poder oferecer, sempre, ao povo maceioense um produto saudável e de qualidade. Além da democratização do uso da terra, a CPT luta contra o uso dos agrotóxicos que envenenam a população”, completou Amaral.

                Como característica das Feiras, haverá também muita animação com o autêntico forró pé de serra. A banda Forró Nó Cego animará a noite da sexta, 29. “Queremos convidar toda a população para comparecer à Feira, levar seu alimento e confraternizar conosco”, concluiu Heloísa.

Nenhum comentário: