sábado, 3 de maio de 2014

Projeto alfabetizará 1200 camponeses em Alagoas

Capacitação da equipe de educadores populares começa na próxima segunda-feira


Com o tema “Territórios da Reforma Agrária livres do Analfabetismo”, o Movimento de Educação de Base, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, alfabetizará 1200 trabalhadores e trabalhadoras rurais em Alagoas. O projeto, com duração de dois anos, tem início na próxima segunda-feira, 5 de maio, com a capacitação da equipe.

Ao todo, 75 educadores populares estão envolvidos no processo de erradicar o analfabetismo de homens e mulheres que vivem nos acampamentos e nos assentamentos organizados pela Comissão Pastoral da Terra - CPT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST.  

Carlos Lima, integrante da CPT, coordenará o Projeto no estado de maior índice de analfabetismo do país. Para ele, é preciso que o Governo do Estado e dos Municípios colaborem para o alcance dessa meta. “Esse, sem dúvida, é um projeto bastante ousado e contribuirá e muito para diminuir os índices alarmantes que Alagoas amarga”, afirmou Lima. 

Os movimentos sociais envolvidos comemoram a inciativa que conta com o INCRA como parceiro. Mas, ao mesmo tempo, reclamam do abandono das atuais escolas e das condições de vida no campo. “É contraditório ter tantos incentivos dos Governos para meia dúzia de usineiros, enquanto para milhares de famílias não há terras para plantar e nem escolas para estudar”, criticou o coordenador da CPT a prioridade de investimentos públicos e a paralisia da Reforma Agrária.


Sobre o MEB

O Movimento é uma instituição de educação que prioriza a educação popular, com ações voltadas para a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, criando condições para a continuidade dos processos educativos. Em Alagoas, o MEB utilizará seu método educacional “Saber, Viver e Lutar” com 60 turmas de jovens e adultos, durante os próximos 24 meses. 

Serviço

Lançamento do Projeto de Alfabetização no Campo / Abertura da Capacitação dos educadores populares
Dia: 5 de maio de 2014
Horário: 19h 
Local: Recanto Coração de Jesus - Rua Adolfo Gustavo, 390. Serraria/Maceió

Nenhum comentário: