domingo, 15 de junho de 2014

20ª Feira Camponesa é encerrada com sucesso


Após 3 dias de intensas atividades, a 20ª Feira Camponesa se despede de Maceió.



Durante os dias 12, 13 e 14 de Junho, a Praça da Faculdade foi ocupada pela alegria camponesa em compartilhar com o trabalhador maceioense sua produção, sua cultura e sua luta. Muito mais do que o comércio de alimentos, a Feira Camponesa significa celebração do trabalho no campo e apresentação à sociedade dos frutos da reforma agrária.

Nesta edição, a Feira trouxe 100 toneladas de alimentos agroecológicos, produzidos sem agrotóxicos nos assentamentos e acampamentos organizados pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. Trouxe também casa de farinha e artesanato, além do forró e o coco de roda nas apresentações culturais noturnas.


“Estamos nos despedindo dessa edição já preparando a 21ª Feira para outubro e a Feira Itinerante para agosto no Salvador Lira”, prometeu Heloísa Amaral, agrônoma e coordenadora da CPT. Ela afirmou que a produção nos assentamentos não para e os camponeses e camponesas precisam do incentivo à comercialização, assim como o maceioense precisa de sua produção.

“Realizamos o encontro daqueles que produzem o alimento saudável com a população, sem atravessadores. Os alimentos são negociados diretamente com o trabalhador rural, gerando renda para as famílias e reduzindo o valor e garantindo qualidade para o cidadão”, completou Amaral.

A 20ª Feira Camponesa atraiu um grande público para as noites culturais. Na sexta-feira, em especial, os presentes assistiram Fagner Dübrown levar grandes nomes do coco para o seu show, como Zeza do Coco, Demis Santana e Jorge Calheiros. E dançaram forró com o já conhecido e amigo da Feira Camponesa Pinóquio do Acordeon. Ainda, na atividade cultural da sexta, houve o tradicional bingo do carneiro.


“A CPT agradece a participação de todos: dos camponeses, dos agentes pastorais, dos músicos e da população em geral que prestigiou mais uma Feira”, concluiu Heloísa que observou uma grande movimentação na sexta-feira e no sábado, percebendo que a população aproveitou até o último momento do evento para adquirir os produtos da feira.


Equipe da CPT, responsável pelo evento, comemora o sucesso da Feira

Bingo do Carneiro envolveu os presentes




Pinóquio do Acordeon se apresenta na 20ª edição da Feira


Nenhum comentário: