segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CPT prepara maior Feira Camponesa do ano


Feira trará para Maceió alimentos saudáveis, casa de farinha, lançamento de livro e muita cultura do campo!

A 21ª Feira Camponesa está chegando. De 15 a 18 de outubro, a Praça da Faculdade receberá a maior Feira de alimentos agroecológicos do ano organizada pela Comissão Pastoral da Terra. Mais de 100 camponeses e camponesas comercializarão produtos da Reforma Agrária no coração de Maceió.

A novidade dessa Feira é o lançamento do livro “Terra e Pastoral em Alagoas: Conflito e liberdade”. Publicado pela Edufal e com lançamento marcado para o dia 16, às 19 horas, a obra conta a história de luta da CPT em Alagoas a partir dos relatos dos camponeses que lutam por uma vida digna no campo alagoano.

Para Carlos Lima, coordenador da CPT e um dos organizadores do livro, o lançamento, em plena a Feira Camponesa, é muito simbólico. “A Feira aparece na obra como um espaço de luta e de conquistas dos camponeses e camponesas. Faz parte da história dessa gente, empobrecida pelo sistema capitalista, mas que entende a terra como sinônimo de liberdade, de vida nova”, descreve Lima.

Multiplicidade

Os assentados e acampados do litoral, da zona da mata e do sertão estão trazendo o melhor de seus frutos e de sua cultura para a 21ª edição da Feira. Nos quatro dias de evento, será possível encontrar uma grande variedade de gêneros alimentícios, produzidos sem agrotóxicos, a tradicional casa de farinha e muita música.

Todas as noites, o forró e o MPB animarão a festa. O disputado bingo do carneiro também está confirmado para a noite de sexta. A programação cultural é gratuita e começa sempre a partir das 19 horas.

Outra atração será o Restaurante Camponês, oferecendo a melhor comida regional. “Teremos uma grande diversidade de produtos tanto para levar para casa, como também para consumir no próprio local. O restaurante camponês trará a galinha de capoeira, o carneiro, a carne de sol, acompanhado sempre do inhame, da macaxeira e do cuscuz. Alimentos tipicamente do campo para a gente se deliciar”, disse Heloísa Amaral, coordenadora da CPT responsável pelo evento.

Preços baixos

Outro atrativo das Feiras Camponesas é o preço. Com a venda é direta, do produtor ao consumidor, os valores dos produtos são bem menores do encontrado nos supermercados. “Não há a figura do atravessador, por isso um valor tão competitivo por um alimento de qualidade. E ainda, há a pechincha que deixam os fregueses sempre satisfeitos”, concluiu Heloísa convidando à população Maceioense para conferir e prestigiar.

Serviço:

21ª Feira Camponesa
Dias: 15 a 18 de outubro
Local: Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), Prado
Horário: das 6h às 23 h

Programação Cultural

15/10 - Quarta-Feira
19h - Kleber Canto
20h30 - Pinóquio do Acordeon

16/10 - Quinta-Feira
19h - Lançamento do Livro Terra e Pastoral em Alagoas: Conflito e Liberdade
20h – Forró Nó Cego
21h30 - Guila Gomes

17/10 - Sexta-Feira
19h- Gustavo Gomes
20h30 - Bingo do Carneiro

21h- Pinóquio do Acordeon

Nenhum comentário: