sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Livro "Terra e Pastoral em Alagoas" é lançado na Feira Camponesa


Foi lançado ontem, 16, às 19 horas, durante a programação da 21ª Feira Camponesa, o livro “Terra e Pastoral em Alagoas: Conflitos e Liberdade”. Produzido pela Comissão Pastoral da Terra e pelo Grupo Terra, a obra retrata a história da luta campesina em Alagoas.

A solenidade de lançamento reuniu trabalhadores do campo e da cidade, sindicalistas, movimentos sociais e representantes de partidos políticos. Com cantos da luta pela terra, o evento trouxe relatos dos camponeses e dos organizadores do editorial.

“Sou analfabeto, mas faço história. O que tem nesse material vai ficar registrado para sempre”, afirmou José Feliciano, o Saúba. A luta pela terra enfrentada por ele e mais 5 camponeses e camponesas representam a trajetória da CPT em Alagoas e dão base para o conteúdo do livro.

Stella Lameira, diretora da Edufal, disse estar orgulhosa que a obra tenha sido publicada pela editora. “Eu tenho um carinho especial por esse livro, principalmente porque os camponeses, organizados pela CPT, ocuparam as terras em Água Branca que pertenciam a minha família. Meu avô, se estivesse vivo, teria muito orgulho em saber que a Fazenda se transformou no Assentamento Todos os Santos e representa uma vida digna para mais de 100 pessoas que lá vivem”, afirmou Stella, destacando que a luta de Maria Bobó, assentada nesse acampamento, está escrita no livro.


O evento foi encerrado com uma farta mesa de comidas camponesas e a sessão de autógrafos com os autores.

Confira as fotos.







Nenhum comentário: