segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pré-Romaria é realizada em homenagem à Nossa Senhora Aparecida



12 de outubro, dia dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi realizada a Pré-Romaria da Terra e das Águas, na cidade de Jacuípe/Alagoas. A atividade faz parte da programação que antecede a 27ª Romaria da Terra e das Águas da Arquidiocese de Maceió, prevista para os dias 8 e 9 de novembro, também em Jacuípe.

Aproximadamente 200 pessoas participaram da caminhada que se iniciou na Igreja Matriz – São Caetano de Thiene -  e seguiu até a comunidade de Canafístula. Foram 7 km com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos.

Conduzidos pelo padre Jeronimo, os fiéis completaram o percurso bastante animados, cantando e rezando em Romaria. Em Canafístula, a Santa Missa foi realizada na capela dedicada à Nossa Senhora das Graças. Ao final, já à noite, a comunidade cristã compartilhou um lanche.

Preparação

As atividades preparatórias tiveram início no dia 14 de setembro, dia da Santa Cruz, quando a paroquia recebeu a “cruz sem males”, símbolo da Romaria, e que vai permanecer na cidade até o mês de fevereiro de 2015, quando será levada para o município que sediará a 28ª Romaria da Terra e das Águas.


A segunda atividade foi um encontro com o historiador Luiz Sávio de Almeida, que falou sobre a importância da luta dos Cabanos em Alagoas. A última atividade antecessora da romaria é a realização dos encontros que constam no subsidio do evento. Esse é um momento de preparar a comunidade para uma participação consciente na romaria.

Nenhum comentário: