quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Entidade Italiana organiza almoço solidário à luta por Reforma Agrária em Alagoas

Recurso é destinado para projetos da Pachamama em parceria com a Pastoral da Terra


A Associação Italiana Pachamama (Terra Mãe) realizou no último domingo, 14 de dezembro, na Paróquia de São Caetano, em Torino, um almoço de solidariedade à Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. 

Essa foi a sexta edição do “Pachapranzo solidale” que contou com a presença de mais de 100 pessoas vinculadas à associação para degustar a comida brasileira, como a feijoada e a macaxeira frita, e ter informações sobre a realidade do nordeste, da reforma agrária e dos projetos desenvolvidos pela Pachamama.

Para Omar Borio, primeiro membro da Associação a visitar os acampamentos e assentamentos em Alagoas, esse evento possibilitou mobilizar pessoas para aumentar o compromisso social com a CPT e as famílias camponesas, disseminando as atividades da Pastoral.

“Uma vez que se conhece a realidade de luta pela terra, pelo trabalho e a dignidade das famílias camponesas, não é possível, mesmo morando do outro lado do mundo, não ser solidários com elas”, afirmou Omar.

Parceria

Desde 2009, são desenvolvidos projetos em parceria com a CPT/Alagoas, a exemplo do “Semeadores da saúde” que capacita camponeses e camponesas a trabalharem de forma preventiva nos assentamentos e acampamentos detectando enfermidades e orientando na saúde coletiva.

Os sócios da Pachamama se reúnem, em assembleia mensalmente, realizam encontros de formação sobre a realidade do Brasil, principalmente a de Alagoas, e organizam eventos para arrecadar fundos destinados ao trabalho da CPT de lutar para que as famílias camponesas tenham o acesso à terra, à água e a uma vida digna.

Palestras na Universide e Paróquias de Torino/Itália e visitas ao Brasil também fazem parte das atividades da associação. Em Alagoas, a Pachamama já realizou três edições da Janta Italiana, atividade beneficente na qual é servida a culinária italiana. E em 2015 está prevista a realização da quarta edição do evento.

“Queremos ampliar o número de sócios e de atividades em apoio a causa dos sem terras em Alagoas e, com isso, a esperança no avanço da luta por justiça social. A Pachamama deseja um 2015 repleto de felicidade e conquistas na luta pela terra e por dignidade”, disse a mensagem de Emanuele Daglio, presidente da Associação, enviada à CPT.







Nenhum comentário: