quarta-feira, 27 de maio de 2015

Educadores populares ligados à CNBB realizarão encontro nacional em Alagoas

Equipe do MEB Alagoas

O Encontro Nacional de Educadores Populares do Movimento de Educação de Base – MEB, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, será realizado em Alagoas. Entre os dias 1 a 3 de junho, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, Serraria, cerca de 70 educadores participarão do evento que pretende rearticular e fortalecer o movimento educacional nacionalmente.

Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal são os estados que hoje possuem atuação dos educadores populares que participarão desse encontro.

O Movimento atua na educação de jovens e adultos em áreas rurais e urbanas. Em Alagoas, o MEB atuava até o ano 2000 e retomou as atividades em 2014 com o projeto “Territórios da Reforma Agrária livres do Analfabetismo”, que pretende alfabetizar 1200 trabalhadores e trabalhadoras rurais entre os anos de 2014 e 2016.

método utilizado pelo grupo para alfabetizar é o “Ver, julgar e agir e rever”. Essa pedagogia freiriana utiliza a reflexão da realidade dos educandos como ponto de partida para sua alfabetização.

“As pessoas analfabetas aprendem não apenas a ler e a escrever, mas a pensar a sua própria vida e a agir como capazes de sair da sua injusta situação de excluídos”, explicam os membros da equipe nacional, Irmã Delci Maria Franzen e Padre Gabriele Cipriani, que estarão presentes no encontro.

Sobre o MEB

O MEB é um organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, constituído como sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal. Foi fundado em 21 de março de 1961 com a missão de “Contribuir para promoção integral e humana de jovens e adultos, através do desenvolvimento de programas de educação popular na perspectiva de formação das camadas populares para a cidadania, buscando trilhar os caminhos de superação da exclusão social”.       

Há 54 anos, o MEB realiza ações diretas de educação popular em diversas regiões do Norte e Nordeste do país. A opção preferencial por essas regiões está definida em Estatuto, como áreas populacionais do País em que os indicadores socioeconômicos revelam índices sociais e econômicos abaixo dos desejados.

Atualmente, em convênio com o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, realiza alfabetização e escolarização de pessoas Jovens e Adultas – EJA, até o quinto ano de Ensino Fundamental, nos assentamentos/acampamentos da Reforma Agrária nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo, atuando também, em outros programas, no Distrito Federal.

Nenhum comentário: