segunda-feira, 1 de junho de 2015

Movimento de Educação de Base incia encontro nacional e realizara ato público amanhã (2)

Manifestação faz parte da programação do Encontro Nacional que começou hoje em Maceió



Como atividade do Encontro Nacional de Educadores Populares do Movimento de Educação de Base (MEB) acontece amanhã, dia 2 de junho, um ato público no Centro de Maceió para chamar a atenção das autoridades sobre o tema da educação voltada para jovens e adultos. O encontro começou nesta segunda-feira (1) e reúne participantes de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco que debatem sobre a questão Educação dos Jovens e Adultos (EJA).

O ato público, que consiste numa caminhada e aulas públicas, está previsto para as 14h. Tendo como tema “Alagoas, Estado Livre do Analfabetismo”, o ponto de concentração será o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), onde funciona, além das escolas, a sede da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Do CEPA, os/as participantes caminharão até a Praça dos Martírios, onde em quatro tendas acontecerão aulas públicas com o tema gerador “Direito à educação e cidadania plena”. Este momento contará também com cerca de 300 educandos e educadores que vêm de assentamentos e acampamentos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), parceiros de projetos de alfabetização e escolarização do MEB em Alagoas. O movimento reivindica uma audiência – cujo pedido foi protocolado no dia 11 de maio – com o governador do Estado, Renan Filho.

Delci Franzen, do MEB Brasília, falou sobre a importância do ato, enfatizando o índice de analfabetismo em Alagoas, que chega a 21%. “É isso que queremos levar para as ruas amanhã. Queremos levar a nossa crítica, a nossa indignação. Queremos falar para quem precisa ouvir”, disse Delci durante a manhã do encontro.

Abertura do encontro


A mesa de abertura do encontro mebiano contou com representantes da Secretaria de Educação do Estado, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas, Governo do Estado de Alagoas, entre outros.

Todos os/as representantes falaram da importância da educação de jovens e adultos e se solidarizaram com trabalho realizado dentro desse esforço comum. O Padre Gabriele Cipriani, secretário executivo do MEB enfatizou que este encontro em Maceió veio para valorizar o trabalho que vem sendo feito até agora. “Estamos aqui para valorizar esse grande trabalho que os mebianos e mebianas fazem nos assentamentos e acampamentos. Como já disse Dom Helder Camara: servir em primeiro lugar os mais pobres. Por isso convidamos vocês, servidores, para que coloquem os pobres em primeiro lugar”, disse.

O Encontro Nacional de Educadores Populares do MEB acontece até o dia 3 de junho, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, Serraria.

Serviço:
Ato Público “Alagoas, Estado Livre do Analfabetismo”
Dia: 2 de junho de 2015
Horário: A partir das 14 horas
Local: Praça dos Martírios – Palácio do Governo

Maiores informações:
Carlos Lima – (82) 9 9137.6112 / (82) 9 9644.4110

Texto: Ana Rogéria Araújo (MEB- Ceará)
Foto: Ésio Melo

Nenhum comentário: