sexta-feira, 27 de novembro de 2015

“Morrerei feliz de estar na luta com os trabalhadores”

Na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, morreu um lutador incansável das causas do povo. José Feliciano da Silva, o Saúba, veio à óbito por insuficiência cardíaca. Saúba sofria com a doença de chagas há cerca de um ano e, desde outubro, estava internado entre o HGE e o Hospital Nossa Senhora de Fátima. Seu enterro será amanhã, às 19 horas, no Cemitério Municipal de Messias.

Saúba tinha 59 anos e marcou de forma expressiva a história da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. Desde 2002, quando conheceu a CPT, ajudou na organização dos camponeses e camponesas, apoiou a ocupação de diversas áreas e era bastante querido por todos que o conheciam.

Trabalhou na cana-de-açúcar dos 9 aos 52 anos e encontrou o caminho da liberdade no dia 7 de janeiro de 2002, quando entrou no acampamento Bota Velha. Sem conjugue e filhos, Saúba dizia ter o acampamento como sua morada e os acampados como sua família.

Em 2014, sua história e de outros camponeses e camponesas foi publicada no livro Terra e Pastoral em Alagoas: conflito e liberdade. Saúba tinha ciência que a doença ou até mesmo os latifundiários poderiam tirar sua vida, mesmo assim se sentia feliz de estar na luta dos trabalhadores até seu último momento.

“Eu trabalhei em usina, no corte de cana, e sei do sofrimento que é depender dos usineiros para viver. Estou livre dessa escravidão e posso morrer, mas morrerei feliz de estar na luta com os trabalhadores”, disse José Feliciano durante debate sobre terra em Alagoas na Feira do MLST, em 2014.

Mesmo tendo seu pedaço de terra no Assentamento Quilombo dos Palmares, em São Miguel dos Milagres, seu corpo será enterrado na cidade em que conheceu a Pastoral da Terra e a luta por justiça social.

3 comentários:

Luz13 disse...

Oi, tudo bem? Em breve ALINE irá publicar suas previsões para 2016, enquanto isso veja o que ela disse para 2015. https://youtu.be/zpBLhowwYcU - #previsões2016

Luz13 disse...

Oi, voltei para avisar que as previsões de ALINE para 2016 já foram publicadas. https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016e

Helciane Angélica disse...

Poxa que notícia triste! Descanse em paz guerreiro Saúba... sua força, alegria ao tocar o triângulo e amor ao campo ficarão na saudade e deixa exemplos! Axé!