quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Camponeses superam dificuldades e realizam Feira Camponesa

Railton Da Silva e Ésio Melo


Os camponeses das áreas de Reforma Agrária em Alagoas resistem as dificuldades e iniciaram na manhã desta quarta-feira, 05, a 25ª edição da Feira Camponesa. Essa é a segunda edição no ano organizada pela Comissão Pastoral da Terra e seguirá até o próximo sábado, 08, na Praça da Faculdade, em Maceió.
A mesa de abertura ocorreu nesta manhã e contou com a presença do presidente do Iteral, Jaime Messias, o coordenador nacional do MLST, Josival Oliveira, coordenador nacional da Via do Trabalho, Marcos Antônio, a coordenada da CPT em Alagoas, Heloísa Amaral, e a assentada Edclaudia representando a juventude da CPT.
Esta edição conta com 92 trabalhadores rurais sem terra que estão acampados e assentados em áreas de Reforma Agrária de Alagoas. Eles colocam a disposição dos trabalhadores e famílias da capital alimentos como Macaxeira, inhame, banana, laranja, abacaxi, graviola, mamão, batata, hortaliças, feijão, ovos e galinha de capoeira e outros alimentos.
Para Heloísa Amaral, a variedade e diversidade de produtos na Feira Camponesa reflete o esforço de cada camponeses que resistem para produzir os alimentos.
“Tem acampamentos que há mais de 15 anos espera a regularização da situação. Enquanto ela não chega, a gente produz e traz para a feira para mostrar que o povo da cidade que eles precisam de alimentos e que o povo do campo precisa de terra e da Reforma Agrária”, destacou.
A assentada Edclaudia, representante da juventude camponesa, aproveitou o momento e declamou um poema durante a mesa de abertura. Confira:
Ainda na programação de atividades da Feira, na sexta-feira (07) uma roda de conversa sobre ‘Comunicação Popular e Resistência na Luta’ será realizada a partir das 15h. A conversa é uma parceria entre o Coletivo de Comunicadores Populares e de Resistência Edmilson Alves e CPT.
Além dos alimentos e animais de áreas de acampamentos e assentamentos, também haverá noite culturais, como momentos de interação entre os trabalhadores do campo e da cidade.
Programação
5 de outubro19h – Edi Ribeiro Trio
20h30 – Wagner Volpone
6 de outubro
19h – Micheline Encanta
20h30 – Pinóquio do Acordeon
7 de outubro
19h – Cicinho Montilla & Forrocebar
20h30 – Bingo do carneiro
21h – Kel Monsalisa
Serviço
25ª Feira Camponesa
Data: 5 a 8 de outubro
Horário: Das 6 horas às 22 horas
Local: Praça da Faculdade (Afrânio Jorge)


Nenhum comentário: