quinta-feira, 10 de novembro de 2016

29ª Romaria da Terra ocorre próximo final de semana em Milagres/AL




A Comissão Pastoral da Terra, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, realiza, nos dias 12 e 13 de novembro, a 29ª Romaria da Terra e das Águas. Sob o tema Terra Mãe, mais de mil romeiros e romeiras devem caminhar da Igreja Matriz ao Assentamento Jubileu 2000, em São Miguel dos Milagres.


O percurso de 12 km será vencido durante a madrugada até o amanhecer do dia, tendo como ponto de partida a missa campal, realizada na Igreja Matriz às 22h. A partir daí, os romeiros e romeiras enfrentam o caminho, fazendo paradas com reflexões baseadas na encíclica papal Laudato si': “Casa comum, nossa responsabilidade”.


Além de religiosos, movimentos sociais e pastorais vindos de todas as regiões de Alagoas, esta Romaria contará com presenças especiais, que ajudarão nas reflexões sobre o tema, o Padre Alex Cauchi, pároco da Arquidiocese da Paraíba e coordenador da Pastoral da Terra em Alagoas durante os anos 90, e Padre Luciano Lima, coordenador diocesano das Pastorais Sociais da Diocese de Salgueiro.


Para a irmã Cícera Menezes, uma das organizadoras do evento, a Romaria da Terra é um ato de fé que todo o cristão deve participar. “Caminhamos e lutamos com o povo pobre, assim como Cristo caminhou e defendeu os mais necessitados. Queremos convidar a toda população para caminhar em Romaria em defesa de justiça social”, afirmou a coordenadora da Pastoralda Tera.


Sobre a Romaria


A Romaria da Terra e das Águas relembra o êxodo do povo hebreu, libertando-se da opressão no Egito, em direção à terra prometida e é realizada anualmente pela Arquidiocese de Maceió, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s). Em 2017, a Romaria completa 30 anos e celebrará esta importante data no Quilombo dos Palmares, lugar onde tudo começou.

Serviço:
29ª Romaria da Terra e das Águas
Dias: 12 e 13 de novembro de 2016
Local: São Miguel dos Milagres
Concentração às 20 horas na Igreja Matriz

Nenhum comentário: