segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Famílias camponesas celebram natal nas áreas de reforma agrária

Celebração natalina em Major Isidoro - AL

A Comissão Pastoral da Terra celebrou o nascimento do menino Jesus em acampamentos e assentamento de Alagoas. O Natal das Famílias Camponesas ocorreu em áreas do sertão, litoral e zona da mata durante o mês de dezembro.

Em todas as celebrações, conduzidas por padres parceiros da Pastoral da Terra, houve uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal. Ao final delas, os camponeses e as camponesas realizaram momentos de comunhão e partilha com grandes almoços coletivos para confraternizar e festejar a passagem de mais um ano. Em algumas celebrações ocorreram batismo de crianças.

“A tradição da pastoral é levar aos camponeses e às camponesas a reflexão sobre o nascimento do menino Jesus, que semeou o amor e a fraternidade, enfrentou os poderosos e morreu sob tortura por defender a justiça e a liberdade”, afirmou Heloísa Amaral, coordenadora da CPT.

No sertão, ocorreram duas celebrações no dia 21 de dezembro, em Major Isidoro, no assentamento Santo Antônio, e Água Branca, no assentamento Padre Cícero. Outros acampamentos e assentamentos da região também participaram da celebração conduzida pelo Padre Aparecido.

No litoral, ocorreu uma missa celebrada pelo Padre Ronaldo no assentamento Quilombo dos Palmares, em São Miguel dos Milagres. O Assentamento Jubileu 2000 também esteve presente.


Na região da Mata, ocorreram duas celebrações do Natal em Murici, no Assentamento Bota Velha (dia 17) e no Assentamento Dom Helder (dia 29). Em Flexeiras, no dia 30 de dezembro, também foi comemorado o aniversário do Assentamento Rio Bonito.

Assentamento Padre Cícero - Água Branca 

Padre Ronaldo na celebração em São Miguel dos Milagres

Almoço de aniversário do assentamento Rio Bonito

Nenhum comentário: